SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Experiencias ocupacionales en el desarrollo de carrera de jóvenes trabajadoresLa persistencia del fracaso escolar: desigualdad e ideología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

AGUIAR, Fernando Henrique Rezende  y  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Expectativas de futuro e escolha vocacional em estudantes na transição para o ensino médio. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 105-115. ISSN 1984-7270.

O presente estudo teve por objetivo investigar as expectativas e preocupações de alunos do último ano do ensino fundamental em relação à entrada no ensino médio e à escolha profissional. Com base na ausência dos ritos de passagem para a vida adulta, no papel da escola e da orientação vocacional, este estudo analisou, por meio de uma abordagem qualitativa, as respostas a um questionário sobre expectativas em relação ao ensino médio e à escolha profissional preenchido por 227 estudantes do último ano do ensino fundamental de uma escola privada brasileira. Observou-se que os participantes esperam do ensino médio: preparação para a vida adulta e para a universidade, aprendizagem mais prazerosa, ampliação do círculo social, apoio e acolhimento. Sobre escolha profissional, apresentam angústias semelhantes às dos alunos no final do ensino médio, destacando que o processo educacional pouco tem preparado para o futuro profissional, sendo importante começar desde cedo a orientação vocacional.

Palabras clave : Expectativas; Desenvolvimento profissional; Ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License