SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Expectativas de futuro e escolha vocacional em estudantes na transição para o ensino médioProdução científica da Revista Brasileira de Orientação Profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PAULA, Fernando Silva  e  TFOUNI, Leda Verdiani. A persistência do fracasso escolar: desigualdade e ideologia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 117-127. ISSN 1984-7270.

Conhecer as questões sociais relacionadas ao fracasso escolar é fundamental para os profissionais de Educação, incluindo-se aí aqueles que trabalham com Orientação Profissional. O fracasso é objeto de inúmeras discussões e investigações científicas que buscam compreender e apontar uma solução (definitiva) para a questão. Partindo do referencial teórico da Análise do Discurso pêcheutiana, examinamos trabalhos de revisão sobre o tema, procurando identificar algumas condições históricas e sociais que possibilitaram o surgimento das diversas interpretações sobre o fracasso e a vinculação dessa produção científica a determinados interesses de classe. Concluímos que toda tentativa de encontrar uma verdade final sobre as causas do fracasso escolar falha, pois não há teoria que justifique a dominação e a exploração humana (a luta de classes).

Palavras-chave : Fracasso escolar; Luta de classes; Exclusão social; Análise de discurso; Ideologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License