SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Evidências de precisão e validade do Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

COIMBRA, Susana  e  FONTAINE, Anne Marie. Será que sou capaz?: Estudo diferencial de auto-eficácia com alunos do nono ano. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 5-22. ISSN 1984-7270.

No final do 9.º ano de escolaridade, os/as estudantes portugueses(as) confrontam-se com a primeira grande decisão de carreira. Neste processo, a avaliação subjectiva das competências possuídas (auto-eficácia) para fazer face a esta transição parece desempenhar um papel importante. Este estudo visa analisar o efeito do género e nível socioeconómico sobre os interesses ocupacionais e quatro dimensões de auto-eficácia: ocupacional, matemática, académica e generalizada. Para o efeito, foram administrados instrumentos a 449 estudantes do 9.º ano. Rapazes e raparigas apresentam níveis de auto-eficácia mais elevados relativamente a profissões que correspondem, em termos de estereótipos, ao seu próprio género. Observa-se ainda que quanto mais elevado o nível sócio-económico, mais elevada a auto-eficácia para profissões de elevado estatuto.

Palavras-chave : Auto-eficácia; Interesses profissionais; Escolha profissional; Género; Nível sócio-económico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License