SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1¿Seré capaz?: Estudio diferencial de autosuficiencia con alumnos de noveno añoIntereses profesionales de jóvenes y escolaridad de los padres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

OKINO, Erika Tiemi Kato. Evidências de precisão e validade do Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br). Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 23-35. ISSN 1984-7270.

Considerando a necessidade de aprimoramento dos instrumentos de avaliação psicológica apontada pela literatura internacional e nacional, este trabalho examinou indicadores de precisão e de validade do Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br). Foram avaliados 497 voluntários, de 16 a 19 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do Ensino Médio público, por meio de aplicações coletivas do BBT-Br e do Self-Directed Search (SDS-CE). Neste trabalho, foram realizadas análises de precisão (consistência interna, pelo Alfa de Cronbach) e de validade do BBT-Br (análise fatorial e validação convergente com SDS). As evidências empíricas encontradas demonstraram bons índices psicométricos de precisão e de validade do BBT-Br, sobretudo a partir das associações significativas encontradas com o modelo RIASEC do SDS, fortalecendo as hipóteses interpretativas do BBT-Br no contexto brasileiro.

Palabras clave : Interesse; Validade; Precisão; SDS; BBT-Br.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License