SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Evidencias de precisión y validez de la prueba de Fotos de Profesiones (BBT-Br)La escasa representatividad de las mujeres en áreas típicamente masculinas: Factores explicativos y pistas para la intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

NORONHA, Ana Paula Porto  y  OTTATI, Fernanda. Interesses profissionais de jovens e escolaridade dos pais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 37-47. ISSN 1984-7270.

Estudos brasileiros apontam que cursar o ensino superior é um projeto de indivíduos de diferentes culturas e níveis socioeconômicos. A universidade é vista como uma das possibilidades de alcançar o sucesso no mundo do trabalho, bem como a ascensão social, o que pode levar a escolhas profissionais inadequadas. Nesse sentido, revela-se a importância dos processos de orientação profissional para auxiliar indivíduos a realizarem escolhas mais consistentes. O presente estudo buscou as relações entre os interesses profissionais de 81 alunos do ensino médio e os níveis educacionais dos pais, por meio de dois instrumentos, Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e SDS (Self Directed Search) - Busca Auto-Dirigida. Os resultados indicam que os alunos almejam cursar uma universidade e, especialmente os que têm pais de formação até o ensino médio, apresentaram interesses por áreas que caracterizam profissões reconhecidamente tradicionais. Adicionalmente investigou-se a relação entre os instrumentos; foram encontradas correlações significativas e positivas.

Palabras clave : Orientação vocacional; Testes psicológicos; Avaliação psicológica; Interesses profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License