SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A subrepresentatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: Factores explicativos e pistas para a intervençãoOs estudantes maiores de 23 anos no Ensino Superior português: Estudo crítico e revisão documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

REIS, Germano Glufke  e  NAKATA, Lina Eiko. Modelo Transteórico de Mudança: Contribuições para o coaching de executivos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 61-72. ISSN 1984-7270.

O coaching de executivos tem sido cada vez mais empregado pelas organizações. Embora haja um número expressivo de praticantes nesse mercado, há uma grande carência de modelos teóricos e de pesquisas. Em decorrência disso, tem sido apontada a necessidade de se lastrear o coaching em evidências empiricamente mais consistentes, ainda que incorporando contribuições de conhecimentos já existentes nas ciências comportamentais e sociais. Além disso, a mudança comportamental tem sido tema recorrente, nas diferentes abordagens empregadas, mesmo que de orientações distintas. Neste contexto, alguns autores têm sugerido que o Modelo Transteórico de Mudança seja adaptado para o processo de coaching; tanto por ser um modelo direcionado à mudança comportamental, como pelo fato de ter forte sustentação empírica. Esse modelo caracteriza os seis estágios que ocorrem em todo processo de mudança comportamental: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, manutenção e término. Este artigo teórico examina possíveis contribuições e limitações do modelo, se aplicado ao processo de coaching de executivos.

Palavras-chave : Coaching de executivos; Orientação ocupacional; Modelo transteórico de mudança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License