SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Modelo Transteórico de Mudança: Contribuições para o coaching de executivosFamília e indecisão vocacional: Revisão da literatura numa perspectiva da análise sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SILVA, Rita Santos  e  NASCIMENTO, Inês. Os estudantes maiores de 23 anos no Ensino Superior português: Estudo crítico e revisão documental. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 73-82. ISSN 1984-7270.

Num mundo cada vez mais exigente face às práticas educativas e à valorização curricular no mercado de trabalho, torna-se pertinente a reflexão acerca da necessidade crescente demonstrada pela população adulta em actualizar os seus conhecimentos e ver formalmente reconhecidas as competências adquiridas ao longo da sua vida. A presente exposição escrita assenta num trabalho de revisão crítica da literatura com o objectivo geral de explorar o tema do acesso dos adultos maiores de 23 anos (M23) ao Ensino Superior (ES) no contexto educativo português. Desta forma, pretende-se alcançar uma melhor compreensão do conceito de aprendizagem ao longo da vida e as teorias do desenvolvimento a ele associadas, explorando os modelos de formação/educação de adultos e as implicações deste recente regime de ingresso a nível europeu e nacional. Adoptou-se uma postura activa de questionamento relativamente às opiniões divergentes acerca do tema, assumindo um posicionamento crítico face a este regime especial de acesso.

Palavras-chave : Estudantes; Adultos; Ensino superior; Aprendizagem; Educação de adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License