SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Estudiantes mayores de 23 años en la Enseñanza Superior portuguesa: Una revisión crítica de la bibliografíaOrientación profesional de personas con deficiencias: Revisión de bibliografía (2000-2009) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

SANTOS, Paulo Jorge. Família e indecisão vocacional: Revisão da literatura numa perspectiva da análise sistêmica. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 83-94. ISSN 1984-7270.

A indecisão vocacional de adolescentes e jovens adultos foi vista por alguns autores como o resultado de problemas de funcionamento sistêmico da sua família de origem. Tais problemas condicionariam negativamente a capacidade de realizar escolhas vocacionais. Tendo por base esta abordagem teórica, várias investigações procuraram analisar empiricamente a relação entre variáveis sistêmicas familiares e a indecisão vocacional. A análise desenvolvida por esta linha de investigação conduziu a resultados pouco consistentes. Neste artigo procede-se a uma análise crítica da investigação familiar sistêmica aplicada às dificuldades de escolha vocacional, apresentam-se algumas propostas que visam clarificar teoricamente a relação entre os dois grupos de variáveis e sugerem-se novas linhas de pesquisa.

Palabras clave : Abordagem sistêmica; Indecisão vocacional; Escolha profissional; Orientação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License