SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Orientação profissional de pessoas com deficiências: Revisão de literatura (2000-2009)Orientação profissional no contexto psiquiátrico: Contribuições e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FRACALOZZI, Nerielen Martins Neto. Produção científica em congressos brasileiros de orientação vocacional e profissional: Período 1999-2009. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 107-120. ISSN 1984-7270.

Este estudo, do tipo estado da arte, objetiva analisar os trabalhos publicados em “Programa e Resumos” de seis eventos científicos realizados pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), organizados bianualmente, compreendendo a análise de uma década (1999 a 2009). Foram analisados 733 resumos de apresentações orais, painéis e mesas-redondas, de acordo com as categorias: tipo de trabalho, número de autores, população-alvo, filiação institucional, estado de origem e tema. Os resultados mostram predomínio de relatos de pesquisa e de experiência, com adolescentes e jovens adultos que buscam acesso à universidade. São publicações de um autor, seguidos de trabalhos em coautoria, e de pesquisadores das regiões Sudeste e Sul. Predominam estudos sobre escolha profissional, intervenção e serviços e instrumentos de avaliação, seguidos de estudos sobre outras transições no ciclo vital e orientações a populações diversas. A análise a cada congresso permite verificar o que tem sido produzido e as tendências das investigações.

Palavras-chave : Revisão de literatura; Produção científica; Orientação vocacional; Orientação profissional; Orientação ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License