SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Produção científica em congressos brasileiros de orientação vocacional e profissional: Período 1999-2009Um estudo de caso em Orientação Profissional: Os papéis da avaliação psicológica e da informação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VALORE, Luciana Albanese. Orientação profissional no contexto psiquiátrico: Contribuições e desafios. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 121-131. ISSN 1984-7270.

Este estudo objetiva descrever e analisar os alcances e limites de uma intervenção em orientação profissional com pacientes psiquiátricas em vias de receber alta. Com foco na construção de um projeto de vida como ferramenta para a reintegração social, realizou-se um trabalho grupal, com quatro encontros de duas horas e meia cada, com dez pacientes psiquiátricos. Observou-se o favorecimento de um novo modo de relação com o futuro, a visualização de perspectivas para a vida pós alta e o resgate da autoconfiança quanto à possibilidade de sua concretização, corroborando a pertinência desse tipo de intervenção no contexto em questão. Mediante o relato e a avaliação do processo, espera-se contribuir para a discussão do tema.

Palavras-chave : Orientação vocacional; Paciente psiquiátrico; Projeto de vida; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License