SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Orientação profissional no contexto psiquiátrico: Contribuições e desafiosO efeito orientador do psicodiagnostico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Um estudo de caso em Orientação Profissional: Os papéis da avaliação psicológica e da informação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 133-143. ISSN 1984-7270.

Esse artigo objetiva descrever um processo de Orientação Profissional, baseado nos resultados de avaliação psicológica e de informação profissional. O cliente foi um adolescente de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. No processo foram aplicados quatro testes, Escala de Aconselhamento Profissional, Teste de Fotos de Profissões, Bateria de Provas de Raciocínio e Inventário Fatorial de Personalidade. Também foram realizadas atividades de fornecimento e busca de informação profissional. Durante o processo, o cliente consolidou sua escolha por um curso pelo qual já tinha interesse, baseando-se nas reflexões promovidas pelos resultados das avaliações e atividades de informação. Uma entrevista foi realizada 15 meses após a OP, quando o cliente já havia se matriculado no curso escolhido, e avaliou-se a estabilidade de sua escolha.

Palavras-chave : Escolha da carreira; Orientação profissional; Avaliação psicológica; Interesses profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License