SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Diplomados do ensino superior na transição para o trabalho: vivências e significados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARROS, Alexandra Figueiredo de. Desafios da psicologia vocacional: modelos e intervenções na era da incerteza. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 165-175. ISSN 1984-7270.

O presente artigo procura fazer uma reflexão sobre os desafios actuais da Psicologia Vocacional face à incerteza e à imprevisibilidade dos percursos individuais num contexto económico de mudança e de globalização. Sintetizam-se os pressupostos dos modelos teóricos com mais impacto neste domínio da Psicologia e analisam-se os contributos de cada um para uma intervenção que responda à multiplicidade de necessidades de uma cada vez maior diversidade de destinatários. Sugere-se a importância de lidar com esses novos desafios, expandindo os objectivos, recursos e técnicas na intervenção com cada cliente, de forma compatível com uma visão da orientação e do aconselhamento de carreira como processo de aprendizagem do enfrentamento das inevitáveis transições ao longo da vida.

Palavras-chave : orientação vocacional; globalização; desenvolvimento de carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License