SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Desafios da psicologia vocacional: modelos e intervenções na era da incertezaTrajetórias juvenis: significando projetos de vida a partir do primeiro emprego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PAULINO, Ana Raquel Soares; COIMBRA, Joaquim Luís  e  GONCALVES, Carlos Manuel. Diplomados do ensino superior na transição para o trabalho: vivências e significados. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 177-188. ISSN 1984-7270.

O presente trabalho reporta os dados de uma investigação que procurou explorar o significado que a transição para o (des)emprego assume para os jovens adultos diplomados do ensino superior. Um questionário geral, a escala Latent and Manifest Benefits of Work (LAMB-Scale) e o General Health Questionnaire - 12 (GHQ-12) foram aplicados a uma amostra de 577 diplomados do ensino superior (321 desempregados e 256 empregados). Os resultados indicam diferenças significativas na percepção de privação no acesso aos benefícios do trabalho e na percepção de mal-estar, entre desempregados e empregados, bem como entre desempregados à procura de um primeiro emprego e com experiência profissional prévia. Os resultados são apresentados e analisados, considerando as suas principais implicações a nível psicológico, social e institucional.

Palavras-chave : desemprego; emprego; adultos; educação; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License