SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Diplomados de la enseñanza superior en la transición al trabajo: vivencias y significadosInfluencia del género, de la familia y de los servicios de psicología y orientación en la toma de decisión de carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BORGES, Regina Célia P.  y  COUTINHO, Maria Chalfin. Trajetórias juvenis: significando projetos de vida a partir do primeiro emprego. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 189-200. ISSN 1984-7270.

Com o propósito de compreender os sentidos do trabalho para jovens em sua primeira experiência profissional, realizou-se esta pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, tomou-se como pressuposto a centralidade da categoria trabalho, através do materialismo histórico-dialético, e a visão sócio-histórica do conceito das juventudes/adolescências. A principal técnica de coleta de informações foi a entrevista, a fotografia foi utilizada como ferramenta complementar. A partir de um recorte dos resultados da pesquisa original, são apresentadas considerações analíticas sobre os seguintes núcleos: (a) Experiência, Registro Formal e Consumo, (b) Cotidiano, (c) Projetos. Os sentidos do trabalho na primeira experiência profissional expressam uma centralidade, apesar de serem fortemente influenciados pelo sistema capitalista.

Palabras clave : trabalho; adolescentes; profissões; projeto de vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License