SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Trajetórias juvenis: significando projetos de vida a partir do primeiro empregoAvaliação de um programa de educação para a carreira: um projecto de natureza exploratória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

POCINHO, Margarida Dias; CORREIA, Armando; CARVALHO, Renato Gil  e  SILVA, Carla. Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na tomada de decisão de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 201-212. ISSN 1984-7270.

Neste estudo analisa-se a influência do género, da família e dos Serviços de Orientação Vocacional na decisão de carreira. Participaram deste estudo 1930 alunos do 10º ao 12º anos, de escolas portuguesas, respondendo ao Questionário de Dificuldades de Tomada de Decisão e a outro de recolha de dados escolares e familiares. Mais de metade apresenta indecisão vocacional. Os resultados indicam uma influência positiva da família na tomada de decisão, e da Orientação Vocacional na prontidão da decisão. Os rapazes consideram a orientação vocacional mais útil, apresentam maior confiança mas menos prontidão na decisão, recorrem menos aos pais, familiares e amigos, sendo mais influenciáveis. As raparigas apresentam-se mais inseguras e menos informadas. A partir dos resultados, apresentam-se recomendações para as práticas de orientação vocacional.

Palavras-chave : género; família; escolha de carreira; psicólogos escolares; ensino médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License