SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Psicologia escolar e orientação profissional: fortalecendo as convergênciasAprendizagem transformativa e mudança comportamental a partir de dilemas desorientadores na carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

PIOTTO, Débora Cristina. Universitários de camadas populares em cursos de alta seletividade: aspectos subjetivos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 229-242. ISSN 1984-7270.

Pesquisas que investigam o acesso e a permanência de estudantes das camadas populares no Ensino Superior tendem a enfocar predominantemente a ruptura cultural decorrente da diferença entre o mundo familar e escolar, o sofrimento e os prejuízos psíquicos daí provenientes. O objetivo deste artigo é discutir aspectos subjetivos presentes nas trajetórias escolares e nas experiências universitárias de estudantes das camadas populares em cursos de alta seletividade no Ensino Superior público. Para isso, apresentaremos os dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com cinco alunos de cursos de alta seletividade de uma importante universidade pública oriundos das camadas populares. Os relatos dos estudantes permitem compreender que, se por um lado, suas trajetórias são marcadas por esforço, desenraizamento e humilhação, por outro, a entrada na universidade pública traz possibilidades que transformam suas perspectivas de vida.

Palavras-chave : ensino superior; nível socioeconômico; camadas populares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License