SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Aprendizagem transformativa e mudança comportamental a partir de dilemas desorientadores na carreiraIntervir para ajudar e ajudar para construir: Um modelo de intervenção psicológica com estudantes do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; INOCENTE, David Forli; MATIAS, Alberto Borges  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. O supervisor educacional no contexto da educação a distância. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 257-268. ISSN 1984-7270.

O objetivo da pesquisa foi analisar a atuação dos supervisores de ensino de um instituto multidisciplinar, no contexto da educação a distância. Por meio de um estudo de caso, foram analisadas as descrições de cargo desses profissionais. Em termos de suas funções, destacou-se que o supervisor é responsável por atividades operacionais e também estratégicas, sendo que houve uma ênfase em sua atuação como gestor e como detentor de competências gerenciais, bem como de aspectos técnicos, em detrimento de suas funções educacionais e seu papel político. Destaca-se a necessidade de maior espaço para a discussão acerca da atuação neste contexto, favorecendo a assunção de uma identidade profissional comprometida com os pressupostos da sociedade do conhecimento.

Palavras-chave : educação a distância; avaliação de cargo; administração educacional; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License