SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Intervir para ajudar e ajudar para construir: Um modelo de intervenção psicológica com estudantes do ensino superiorDa "invenção" do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a Orientação Profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SOUZA, Luciana Karine de  e  LASSANCE, Maria Célia Pacheco. Amizade no processo de orientação profissional: três abordagens na intervenção com jovens. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 279-287. ISSN 1984-7270.

Com base na experiência prática em orientação profissional, são relatadas três formas distintas de abordar as relações de amizade na demanda e no atendimento a adolescentes e jovens adultos. Inicialmente é apresentado um breve panorama da concepção de amizade e suas características principais, com foco na adolescência e adultez jovem, período crítico para o desenvolvimento de competências interpessoais que, mais tarde, serão centrais para o ajustamento à vida universitária e ao mundo do trabalho. Em seguida, são discutidas três abordagens para lidar com o impacto das amizades na demanda por e no atendimento em orientação profissional em grupo direcionada a adolescentes e jovens. Estas três abordagens - compreensiva, desafiadora e mediadora - estão descritas sob a perspectiva teórico-metodológica do CAP-SOP/UFRGS.

Palavras-chave : relações interpessoais; amizade; adolescentes; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License