SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Desenvolvimento vocacional no ensino superior: satisfação com a formação e desempenho académico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

JANEIRO, Isabel Nunes. Escala de Atribuições em relação à Carreira (EAC): um estudo exploratório. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 5-13. ISSN 1984-7270.

As crenças atribucionais têm sido descritas pelas teorias vocacionais como um dos factores psicológicos determinantes para o desenvolvimento da maturidade e adaptabilidade vocacional. O presente estudo teve como objectivo analisar as características psicométricas e as capacidades discriminativas de uma nova escala para a avaliação das crenças atribucionais em relação à carreira, a Escala de Atribuições de Carreira (EAC). O resultado das análises permitiram identificar três componentes principais associadas à dimensão de causalidade (causalidade interna, causalidade interna associada ao fracasso e causalidade externa). Os índices de precisão para estas escalas foram considerados adequados. A análise dos resultados por subgrupos da amostra indicou uma tendência para os rapazes utilizarem mais estratégias atribucionais de tipo externo do que as raparigas.

Palavras-chave : crenças atribucionais de carreira; maturidade vocacional; aconselhamento de carreira; escala de atribuições de carreira; avaliação de crenças atribucionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License