SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Career Attributional Scale (EAC): an exploratory studyFrom higher education to work: contributions of practicum training to job insertion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MONTEIRO, André Magalhães  and  GONCALVES, Carlos Manuel. Desenvolvimento vocacional no ensino superior: satisfação com a formação e desempenho académico. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 15-27. ISSN 1984-7270.

O principal objectivo deste estudo é identificar quais dimensões do desenvolvimento vocacional dos estudantes do ensino superior se relacionam prioritariamente com as dimensões da satisfação com a formação superior e com o desempenho académico. Utilizando uma metodologia quantitativa e uma recolha de dados online, foram analisadas as respostas de 537 estudantes do Ensino Superior Português. Os resultados mostram que não existem relações significativas entre o desenvolvimento vocacional e o desempenho académico mas que estas dimensões se encontram ambas relacionadas com a satisfação com a formação superior. Nesta investigação são as raparigas que tendem a apresentar níveis significativamente mais elevados na maioria dos factores que avaliam o desenvolvimento vocacional.

Keywords : orientação vocacional; satisfação com a formação; desempenho académico; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License