SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissionalAconselhamento de carreira: uma apreciação construcionista social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MUNHOZ, Izildinha Maria Silva  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Educação para a Carreira: concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 37-48. ISSN 1984-7270.

A Educação para a Carreira é uma modalidade de orientação de carreira desenvolvida de forma sistemática, em todos os níveis de educação, em muitos países. Este artigo objetiva contribuir para a compreensão desta modalidade de intervenção ao apresentar uma revisão da literatura, visando compreender o contexto de seu desenvolvimento, concepções e modelos, assim como o papel de professores e psicólogos na intervenção. A sistematização da produção do conhecimento sobre Educação para a Carreira poderá contribuir para viabilizar reflexões que possam gerar programas de intervenção no contexto brasileiro, por meio de estratégias curriculares infusivas, aditivas ou mistas. Tais programas poderão auxiliar os jovens a adquirirem competências-chave para um positivo desenvolvimento da carreira e democratizar o acesso à orientação vocacional, atualmente restrita a poucos.

Palavras-chave : educação para a carreira; orientação vocacional; infusão curricular; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License