SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aconselhamento de carreira: uma apreciação construcionista socialConsistência da escolha vocacional e socialização profissional de estudantes de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VELOSO, Elza Fátima Rosa et al. Gestão de carreiras e crescimento profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 61-72. ISSN 1984-7270.

Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre a adoção de práticas de gestão de carreira por empresas atuantes no mercado nacional e a percepção de seus empregados, executivos e não executivos, sobre suas possibilidades de crescimento profissional no seu emprego atual. Para o cumprimento de tais objetivos, 550 empresas foram pesquisadas e os resultados apurados por meio de estatísticas descritivas e de um modelo Probit. Foi constatado um maior impacto das práticas de gestão de carreira sobre a percepção dos não executivos. Os executivos, provavelmente por terem suas competências mais desenvolvidas que os não executivos, percebem suas possibilidades de crescimento profissional de forma menos dependente da empresa onde trabalham.

Palavras-chave : gestão de carreiras; crescimento profissional; profissões; desenvolvimento profissional; aspirações profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License