SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Gestão de carreiras e crescimento profissionalPercepções e estratégias de inserção no trabalho de universitários de Administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BACCARO, Thais Accioly  e  SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu. Consistência da escolha vocacional e socialização profissional de estudantes de enfermagem. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 73-82. ISSN 1984-7270.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da consistência da escolha vocacional no processo de socialização profissional de estudantes de enfermagem, por meio da introdução de vários fatores de teste. Para tanto, foram utilizados testes de hipóteses e a criação da árvore de decisão, utilizando o algorítimo CHAID. A amostra foi composta por 2657 alunos de 15 faculdades distribuídas em 9 estados brasileiros. Os resultados indicaram que uma escolha vocacional consistente tende a melhorar o processo de socialização profissional dos alunos de enfermagem, e que outros fatores, como o tipo de faculdade, o ano cursado e a idade em que foi feita a escolha pela carreira, são bons preditores da socialização profissional.

Palavras-chave : escolha vocacional; socialização profissional; carreira; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License