SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Consistência da escolha vocacional e socialização profissional de estudantes de enfermagemOrientação profissional em um centro de psicologia aplicada: análise de uma prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA, Lucia Barbosa de. Percepções e estratégias de inserção no trabalho de universitários de Administração. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 83-95. ISSN 1984-7270.

Este estudo qualitativo teve por objetivo investigar como jovens universitários percebem e se preparam para o mercado de trabalho. Foram realizadas 31 entrevistas em profundidade com estudantes de diferentes cursos de graduação em Administração do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que a carreira tradicional ainda é preferida e que o investimento em qualificação é visto como a principal estratégia de inserção no trabalho. Foram também identificados quatro perfis de jovens - engajado, preocupado, cético e desapegado -, tipos ideais definidos a partir da forma como reagem à realidade do mercado de trabalho, da confiança nas qualificações que conseguiram construir e do significado que atribuem ao trabalho, fatores estes que acabam por influenciar suas aspirações de carreira.

Palavras-chave : gestão da carreira; escolha profissional; aspirações profissionais; universitários; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License