SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Percepções e estratégias de inserção no trabalho de universitários de AdministraçãoOrientação vocacional como tema transversal: uma experiência com profissionais da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FURTADO, Adelaine Vianna  e  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Orientação profissional em um centro de psicologia aplicada: análise de uma prática. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 97-106. ISSN 1984-7270.

A literatura cientifica tem destacado a necessidade de avaliação continuada das intervenções de carreira. Este estudo objetivou avaliar um serviço de orientação profissional de um centro de psicologia aplicada num período de seis anos, em três dimensões: condições, processo e total. Inicialmente foi realizada uma análise de prontuários. Dentre os 140 ex-usuários, com 66 obteve-se êxito no contato telefônico para coleta de dados. Prevaleceram participantes do sexo feminino, com idade média de 17,42 anos. A avaliação na dimensão total foi positiva e as condições oferecidas pelo serviço foram mais bem avaliadas que o processo de orientação. Os resultados confirmam a importância da avaliação da intervenção, sobretudo, no que se refere à tomada de decisão e ao esclarecimento dos objetivos da intervenção para os usuários.

Palavras-chave : avaliação de processos; serviço-escola; orientação vocacional; intervenção de carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License