SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Orientação profissional em um centro de psicologia aplicada: análise de uma práticaEmpreendedorismo ou profissão: am desafio para orientadores(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

AGUIAR, Fernando Henrique Rezende  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Orientação vocacional como tema transversal: uma experiência com profissionais da educação. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 107-117. ISSN 1984-7270.

A orientação vocacional tem sido considerada essencial para o desenvolvimento saudável dos estudantes. Percebe-se nos temas transversais, conforme legislação brasileira na área da Educação, um meio eficaz na promoção do amadurecimento vocacional, mas, para tanto, faz-se imprescindível a capacitação dos professores. O objetivo deste estudo é apresentar a experiência de um curso com a finalidade de preparar profissionais da educação para pensarem a orientação vocacional como tema transversal. Percebeu-se que apesar de resistências e empecilhos apontados pelas participantes, ao final do curso, elas compreendiam melhor o poder de influência do professor, o processo de desenvolvimento vocacional e a educação transversal. Por fim, produziram-se projetos viáveis de aplicação prática com o potencial de contribuir na escolha vocacional dos estudantes.

Palavras-chave : orientação vocacional; desenvolvimento vocacional; professores; tema transversal; treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License