SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Orientación vocacional como tema transversal: una experiencia con profesionales de la educaciónEl campo de la psicopedagogía: discusiones, procesos de formación, identidad y prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BARLACH, Lisete. Empreendedorismo ou profissão: am desafio para orientadores(as). Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 119-125. ISSN 1984-7270.

Este ensaio busca discutir a opção pelo empreendedorismo em sua vertente comportamental, distinguindo-o de uma profissão. Afirma-se a necessidade de maior atenção a essa opção de escolha por parte dos profissionais que se dedicam à orientação profissional e aconselhamento de carreiras. A atualidade do tema se justifica pelo fato de que, para além da criação de empresas, a atitude empreendedora tem sido cada vez mais demandada pelas empresas e organizações contemporâneas, recebendo a denominação de empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo. A própria noção de empreendedorismo é revisitada, sendo apresentada como alternativa emancipatória, busca de liberdade e autonomia em relação ao poder alheio na determinação dos caminhos pessoais e profissionais, contribuindo para a compreensão dos comportamentos que levam alguns indivíduos a correr altos níveis de riscos, possuírem um foco de intensidade incomum em sua atividade e agirem em nome da crença em seu sonho.

Palabras clave : empreendedorismo; profissão; intraempreendedorismo; carreira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License