SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Empreendedorismo ou profissão: am desafio para orientadores(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

RODRIGUEZ, Faustino Penã  e  ZAPATA, Sandra Acevedo. O campo da psicopedagogia: discussões, processos de formação, identidade e práticas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 127-132. ISSN 1984-7270.

O campo da psicopedagogia na Colômbia caracteriza-se por tensões e discussões que, ao mesmo tempo em que o configuram, também dificultam o seu fortalecimento. As reflexões epistemológicas evidenciam sua proximidade a outros objetos distintos, como os problemas de aprendizagem, a orientação, a comunidade, a formação de professores entre outros, sem que haja uma articulação conceitual que possibilite construir um saber que contribua para o amplo campo da educação e da pedagogia. As práticas têm se desenvolvido sem clareza sobre o que é o psicopedagógico, produzindo rupturas constantes e identidades profissionais de tipos diversos. Este ensaio apresenta achados de pesquisas e posições conceituais relacionados ao campo da psicopedagogia, com a finalidade de buscar esclarecer o panorama das dificuldades da sua constituição e do seu exercício como campo de conhecimento.

Palavras-chave : psicopedagogia; identidade; pedagogia; educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License