SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de Valores WIS: Um estudo comparativo com amostras de estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GAMBOA, Vitor; PAIXAO, Maria Paula  e  JESUS, Saúl Neves de. A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 153-164. ISSN 1984-7270.

A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o impacto do referido programa nas diferentes dimensões da exploração vocacional, recorreu-se a um desenho quasi-experimental, pré-teste/pós-teste, com grupos não equivalentes. Globalmente, os resultados parecem-nos relevantes, uma vez que a intervenção vocacional teve um impacto positivo e significativo nas duas principais dimensões da exploração vocacional: o self e o meio.

Palavras-chave : intervenção vocacional; exploração vocacional; estágios; ensino tecnológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License