SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacionalInteresses profissionais: Análise correlacional entre dois instrumentos de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BARROS, Alexandra Figueiredo de  e  TEIXEIRA, Maria Odília. Escala de Valores WIS: Um estudo comparativo com amostras de estudantes. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 165-174. ISSN 1984-7270.

O presente trabalho analisa indicadores de validade da Escala de Valores WIS, em duas amostras portuguesas de estudantes, que frequentam o ensino secundário (n = 1228) sendo 64% do sexo feminino e 36% do masculino e o ensino superior (n = 683) sendo 48% do sexo feminino e 52% do masculino. As medianas de idade são, respectivamente, 17 e 21 anos. Nos resultados, salientam-se as semelhanças encontradas na hierarquia dos resultados médios e nas estruturas fatoriais e estes dados são concordantes com os estudos transnacionais. A convergência dos resultados nas duas amostras confirma a estrutura fatorial da Escala e corrobora o sentido universal dos valores de auto-actualização e de realização pessoal, como objectivos de vida e de carreira.

Palavras-chave : valores; desenvolvimento de carreira; avaliação psicológica; escala de valores WIS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License