SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de Valores WIS: Um estudo comparativo com amostras de estudantesEscolha e interesses profissionais de talentosos: análise cientométrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MANSAO, Camélia Santina Murgo; NORONHA, Ana Paula Porto  e  OTTATI, Fernanda. Interesses profissionais: Análise correlacional entre dois instrumentos de avaliação. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 175-184. ISSN 1984-7270.

O presente estudo buscou evidências de validade para o teste Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH), por meio da comparação com o Teste de Fotos de Profissões (Berufisbild Test, BBT-Br) de Achtnich. A amostra da pesquisa foi composta por 119 estudantes do Ensino Médio de duas escolas localizadas no interior do Estado de São Paulo, uma da rede pública e outra do sistema particular de ensino. Predominantemente os adolescentes frequentavam o 2º ano do Ensino Médio, sendo 60 do sexo feminino e 59 do sexo masculino. A idade variou entre 14 e 18 anos. Os dados obtidos na análise indicaram várias correlações significativas entre o modelo RIASEC e os fatores do BBT-Br, confirmando a esperada convergência entre os resultados dos dois instrumentos.

Palavras-chave : orientação profissional; avaliação psicológica; adolescentes; interessses.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License