SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Interesses profissionais: Análise correlacional entre dois instrumentos de avaliaçãoCrenças de autoeficácia na transição para o trabalho em formandos de engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LAMAS, Karen Cristina Alves  e  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Escolha e interesses profissionais de talentosos: análise cientométrica. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 185-196. ISSN 1984-7270.

Com o objetivo de analisar a produção científica da última década (2000 - 2009) sobre escolha e interesses profissionais de pessoas com dotação e talento, recuperaram-se artigos científicos indexados nas bases de dados PsycNET e ERIC, utilizando os termos gifted and career choice ou gifted and vocational interests. Dentre os 28 artigos recuperados, predominaram as pesquisas empíricas que adotaram amostras compostas somente por pessoas talentosas, identificadas principalmente no domínio intelectual. Cognições, diferenças entre os sexos e influências sociais constituem os principais temas das publicações. Assim, é possível afirmar que a produção científica analisada, apesar de priorizar a obtenção de evidências empíricas, é restrita e enfatiza apenas parte das variáveis associadas ao desenvolvimento ocupacional de pessoas com dotação e talento.

Palavras-chave : superdotados; desenvolvimento profissional; pesquisa científica; aspirações profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License