SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Occupational choice and interests of talented people: scientometric analysisCurrent Occupational choice: individual project and family project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

SANTOS, Acácia Angeli Aparecida dos; MOGNON, Jocemara Ferreira  and  JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Crenças de autoeficácia na transição para o trabalho em formandos de engenharia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 197-204. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste estudo foi analisar as crenças de autoeficácia na transição para o trabalho em estudantes de engenharia, identificando possíveis diferenças nas variáveis sexo, idade e curso. Participaram da pesquisa 100 estudantes formandos de ambos os sexos (86% masculino e 14% feminino), com idades entre 21 a 47 anos (M = 26,01; DP = 4,72), dos cursos de engenharia civil, elétrica, mecânica e da computação de uma universidade particular do interior do estado de São Paulo. O instrumento aplicado coletivamente foi a Escala de Autoeficácia na Transição para o Trabalho (AETT-Br) e os resultados indicaram não haver diferenças significativas com relação às variáveis sexo e idade. Contudo, foram encontradas diferenças entre os cursos na dimensão autoeficácia na procura por emprego. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com amostras mais heterogêneas para que outras variáveis como a diferença entre os sexos possam ser exploradas.

Keywords : autoeficácia; universitários; transição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License