SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Crenças de autoeficácia na transição para o trabalho em formandos de engenhariaConciliação trabalho-família: contribuições de medidas adotadas por organizações portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 205-214. ISSN 1984-7270.

O presente trabalho visa refletir sobre a construção de projetos de vida e o processo de escolha profissional na sociedade contemporânea, permeada por valores individualistas, como autonomia e liberdade, mas que encontra na família um sentido de pertencimento. Desenvolve-se uma discussão teórica relacionando a elaboração de projetos de vida na atualidade e a transmissão geracional da escolha da profissão na família, com base em autores da Antropologia, da Sociologia e da Psicologia. Discute-se o papel da família na escolha profissional do sujeito contemporâneo, imerso num campo de possibilidades existente no atual cenário do trabalho, e os legados e lealdades invisíveis que são transmitidos através das gerações.

Palavras-chave : escolha profissional; projeto de vida; família; transmissão geracional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License