SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Current Occupational choice: individual project and family projectOrganizational learning and knowledge management: guidelines for personnel management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

TEIXEIRA, Raquel  and  NASCIMENTO, Inês. Conciliação trabalho-família: contribuições de medidas adotadas por organizações portuguesas. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 215-226. ISSN 1984-7270.

A conciliação trabalho-família é uma preocupação com que muitas famílias se deparam. As responsabilidades familiares e as exigências profissionais são dimensões, geralmente difíceis de conciliar e causam transtornos no seio de muitas famílias. O presente artigo apresenta uma caracterização e descreve as implicações subjacentes às medidas pró-familiares adotadas por cinco empresas localizadas em território português, tendo sido entrevistados os responsáveis pelos respetivos departamentos de Recursos Humanos. A principal conclusão é que existe, da parte destes cinco empregadores, uma real preocupação em proporcionar à sua força de trabalho, condições laborais que lhes permitam gerir adequadamente as dimensões profissional e familiar. Aumentar a produtividade e promover o bem-estar dos colaboradores são apresentados como os principais motivos da implementação destas medidas.

Keywords : família; trabalho; comprometimento organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License