SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Vida ocupacional de pacientes sobreviventes ao transplante de medula óssea: estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

POCINHO, Margarida Dias. Avaliação de um programa de educação para a carreira no ensino fundamental. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 253-266. ISSN 1984-7270.

O Programa de Educação para a Carreira (PEC) foi desenvolvido para ser aplicado ao Ensino Fundamental, de 1ª ao 4ª ano, com o objectivo geral de desenvolver conhecimentos, atitudes e aptidões relativos à carreira ao longo da escolaridade. O objectivo específico deste programa é desenvolver o auto-conhecimento, a exploração educacional e ocupacional e o planejamento da carreira. Foi aplicado em 20 escolas, envolvendo 1394 alunos. A análise dos anos de frequência do PEC confirmou a eficácia do mesmo, conduzindo a um maior desenvolvimento de todas as dimensões de carreira, nas crianças com maior número de anos de frequência do PEC, o que permite concluir a boa qualidade do programa, assim como da viabilidade da sua implementação.

Palavras-chave : programa de educação para a carreira; desenvolvimento vocacional; planejamento de carreira; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License