SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Proyectos de carrera, autoeficacia y éxito escolar en ambiente multiculturalLa implementación de decisiones vocacionales: Revisión de la bibliografía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

MAGALHAES, Mauro de Oliveira; ALVARENGA, Patrícia  y  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Relação entre estilos parentais, instabilidade de metas e indecisão vocacional em adolescentes. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 15-25. ISSN 1984-7270.

Sabe-se que os estilos parentais influenciam o desenvolvimento psicossocial de adolescentes. Contudo, não é clara qual a relação dos estilos com a indecisão vocacional na adolescência. Este estudo investigou relações entre estilo parental, indecisão vocacional e a instabilidade de metas. Uma amostra de 199 adolescentes concluintes do ensino médio em escolas públicas do sul do Brasil, com idade média de 17,24 anos (DP = 2,17), respondeu a medidas de estilo parental, instabilidade de metas e indecisão vocacional. Filhos de pais com estilo autoritativo mostraram menor instabilidade de metas em comparação ao estilo negligente. Análises de regressão sugeriram que a instabilidade de metas é mediadora da relação entre responsividade parental e indecisão vocacional. Os resultados destacam a importância da responsividade parental para o desenvolvimento psicossocial de adolescentes.

Palabras clave : estilos parentais; adolescência; escolha vocacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )