SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Relação entre estilos parentais, instabilidade de metas e indecisão vocacional em adolescentesEstudantes maiores de 23 anos em Psicologia: Motivações e processo de integração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

CARVALHO, Marisa  e  TAVEIRA, Maria Céu. A implementação de decisões vocacionais: Revisão da literatura. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 27-35. ISSN 1984-7270.

A decisão ou escolha vocacional constitui um tópico central da Psicologia Vocacional. Trabalhos recentes apontam para a necessidade de aprofundamento da execução ou implementação de objetivos e planos vocacionais pelos clientes, tendo em conta as suas consequências em termos de satisfação, sucesso e adaptabilidade nas escolhas realizadas. Contudo, este aspeto é muitas vezes negligenciado na investigação e nas intervenções de carreira. Ao longo deste artigo, chamamos a atenção para a importância da fase de implementação das escolhas, nos processos de tomada de decisão vocacional, revendo a teoria e os estudos mais dedicados a este tópico. Finalmente apontam-se algumas implicações para a prática e futura investigação neste âmbito.

Palavras-chave : tomada de decisão; escolha vocacional; ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )