SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A implementação de decisões vocacionais: Revisão da literaturaSaliência do papel de trabalhador, valores de trabalho e desenvolvimento de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SILVA, Rita Santos  e  NASCIMENTO, Inês. Estudantes maiores de 23 anos em Psicologia: Motivações e processo de integração. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 37-47. ISSN 1984-7270.

A presente investigação tem como objetivo a análise e compreensão do processo de ingresso e integração de maiores de 23 anos no Ensino Superior português, pretendendo-se destacar fatores/dimensões determinantes na base destes processos. Foram realizadas 18 entrevistas a estudantes dos 1.º e 2.º anos do Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Maiores de 23 anos, n = 9; Acesso Regular, n = 9). Os resultados apontam para a existência de uma constelação de fatores motivacionais na origem do desejo de ingresso, a par de uma perceção positiva acerca da integração e uma atitude proactiva na sinalização de práticas a serem reformuladas e implementadas pela instituição, com vista ao sucesso global dos seus estudantes.

Palavras-chave : estudantes universitários; maiores de 23 anos; ensino superior; motivação; integração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )