SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estudiantes de Psicología mayores de 23 años: Motivaciones y proceso de integraciónContribuciones de los abordajes franceses al estudio de la inserción profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

LASSANCE, Maria Célia Pacheco  y  SARRIERA, Jorge Castellá. Saliência do papel de trabalhador, valores de trabalho e desenvolvimento de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 49-61. ISSN 1984-7270.

Investigou-se o impacto da saliência do papel de trabalhador nos valores de trabalho e na preocupação e envolvimento com as tarefas de desenvolvimento de carreira, em indivíduos estáveis na carreira e em transição. Participaram no estudo 499 trabalhadores, com nível de educação superior, homens e mulheres, com idades entre 21 e 65 anos respondendo ao Inventário de Saliência, à Escala de Valores relativos ao Trabalho e a uma versão reduzida do Inventário de Preocupações de Carreira para Adultos. Foram observadas associações entre as variáveis que comprovam a relevância da saliência do papel de trabalhador para o desenvolvimento de carreira em adultos. Discutem-se as mudanças nas etapas evolutivas e suas implicações para a avaliação do desenvolvimento de carreira na contemporaneidade.

Palabras clave : orientação vocacional; valores; desenvolvimento profissional; saliência de papel.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )