SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estudantes maiores de 23 anos em Psicologia: Motivações e processo de integraçãoContribuições das abordagens francesas para o estudo da inserção profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

LASSANCE, Maria Célia Pacheco  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Saliência do papel de trabalhador, valores de trabalho e desenvolvimento de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 49-61. ISSN 1984-7270.

Investigou-se o impacto da saliência do papel de trabalhador nos valores de trabalho e na preocupação e envolvimento com as tarefas de desenvolvimento de carreira, em indivíduos estáveis na carreira e em transição. Participaram no estudo 499 trabalhadores, com nível de educação superior, homens e mulheres, com idades entre 21 e 65 anos respondendo ao Inventário de Saliência, à Escala de Valores relativos ao Trabalho e a uma versão reduzida do Inventário de Preocupações de Carreira para Adultos. Foram observadas associações entre as variáveis que comprovam a relevância da saliência do papel de trabalhador para o desenvolvimento de carreira em adultos. Discutem-se as mudanças nas etapas evolutivas e suas implicações para a avaliação do desenvolvimento de carreira na contemporaneidade.

Palavras-chave : orientação vocacional; valores; desenvolvimento profissional; saliência de papel.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )