SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Contribuições das abordagens francesas para o estudo da inserção profissionalFinanças nos cursos de Administração: Análise do interesse pessoal discente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; INOCENTE, David Forli  e  MIURA, Irene Kazumi. Avaliação de um programa de treinamento corporativo: Em busca da mudança organizacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 75-86. ISSN 1984-7270.

Este estudo de caso analisou os resultados de um programa de treinamento em gestão pública para funcionários do Banco do Brasil. Foram realizados grupos focais, entrevistas semiestruturadas e análise de dados secundários para a obtenção de evidências após a realização do treinamento, que teve a duração de dois anos. O modelo MAIS de Borges-Andrade foi considerado o mais adequado para avaliar o treinamento. O programa atingiu os resultados esperados pela Diretoria de Governo do banco, mas muitos deles são encontrados no contexto de outras ações organizacionais e não podem ser considerados como decorrentes exclusivamente do treinamento ministrado. Destaca-se a necessidade de alinhar objetivos, resultados e avaliação de cada treinamento, contribuindo para uma melhor gestão das iniciativas de TD&E da organização.

Palavras-chave : treinamento; treinamento e desenvolvimento; avaliação de treinamento; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )