SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Avaliação de um programa de treinamento corporativo: Em busca da mudança organizacionalCarreira e Família: Divisão de tarefas domiciliares na vida de professoras universitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ABDALLA, Márcio Moutinho et al. Finanças nos cursos de Administração: Análise do interesse pessoal discente. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 87-101. ISSN 1984-7270.

Objetivou-se avaliar o interesse de estudantes de graduação em Administração pela área de Finanças. Foram empregados cinco construtos (Conhecimento Técnico, Relevância Prática, Qualidade do Docente, Relevância Interdisciplinar e Interesse na Carreira), tendo-se, a priori, a proposição de que cada um deles deveria impactar positivamente no interesse dos alunos. A amostra é composta de 303 estudantes de instituições de ensino superior, públicas e privadas, de quatro Estados brasileiros. Os dados foram tratados por meio da análise fatorial exploratória, da regressão linear múltipla e da análise de clusters. Entre os principais resultados, observou-se que as proposições formuladas não foram rejeitadas, comprovando a influência positiva dos cinco construtos no interesse dos estudantes. A análise de clusters revelou três grupos: entusiastas, interessados e avessos à disciplina.

Palavras-chave : administração; formação profissional; medidas do interesse profissional; finanças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )