SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Finanzas en los Cursos de Administración: Análisis del Interés del Personal DiscenteIniciativa empresarial y orientación profesional en el contexto de las transformaciones del mundo del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

GUIMARAES, Maria da Gloria Vitório  y  PETEAN, Eucia Beatriz Lopes. Carreira e Família: Divisão de tarefas domiciliares na vida de professoras universitárias. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 103-110. ISSN 1984-7270.

Este estudo tem por objetivo conhecer como acontece a divisão das tarefas domésticas e de cuidados com os filhos pequenos, a partir da percepção de professoras universitárias da cidade de Manaus. Utilizou-se o Questionário Famwork com 86 professoras que possuíam filhos menores de sete anos. Os resultados mostraram que as mulheres despendem mais horas no trabalho doméstico e nos cuidados com os filhos que seus companheiros. Entretanto, consideram justa esta divisão das tarefas entre o casal e não se sentem sobrecarregadas com os cuidados relativos aos filhos. Em tempos pós-modernos, apesar de homens e mulheres ambicionarem e considerarem desejável uma divisão mais igualitária do trabalho doméstico e de cuidado dos filhos, tais atividades continuam a ser uma responsabilidade predominantemente feminina.

Palabras clave : família; carreira; tarefas domésticas; professoras universitárias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )