SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Finanças nos cursos de Administração: Análise do interesse pessoal discenteEmpreendedorismo e orientação profissional no contexto das transformações do mundo do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

GUIMARAES, Maria da Gloria Vitório  e  PETEAN, Eucia Beatriz Lopes. Carreira e Família: Divisão de tarefas domiciliares na vida de professoras universitárias. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 103-110. ISSN 1984-7270.

Este estudo tem por objetivo conhecer como acontece a divisão das tarefas domésticas e de cuidados com os filhos pequenos, a partir da percepção de professoras universitárias da cidade de Manaus. Utilizou-se o Questionário Famwork com 86 professoras que possuíam filhos menores de sete anos. Os resultados mostraram que as mulheres despendem mais horas no trabalho doméstico e nos cuidados com os filhos que seus companheiros. Entretanto, consideram justa esta divisão das tarefas entre o casal e não se sentem sobrecarregadas com os cuidados relativos aos filhos. Em tempos pós-modernos, apesar de homens e mulheres ambicionarem e considerarem desejável uma divisão mais igualitária do trabalho doméstico e de cuidado dos filhos, tais atividades continuam a ser uma responsabilidade predominantemente feminina.

Palavras-chave : família; carreira; tarefas domésticas; professoras universitárias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )