SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Career and family: Sharing housework tasks with women university teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

LUNA, Iúri Novaes. Empreendedorismo e orientação profissional no contexto das transformações do mundo do trabalho. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 111-116. ISSN 1984-7270.

O quarto final do século XX foi marcado pela crise do modelo taylorista-fordista de organização do trabalho e pela emergência de um novo padrão de produção e consumo, caracterizado por sua flexibilidade. Tais mudanças estenderam-se por diferentes dimensões da sociedade e impactaram de forma significativa os processos de escolha profissional e desenvolvimento de carreiras. O ensaio apresentado possui como objetivo discutir a ideia de empreendedorismo no contexto das transformações no mundo do trabalho e sua importância para a área da orientação profissional e aconselhamento de carreiras. Evidencia, sobretudo, a necessidade de profissionais e pesquisadores, vinculados à referida área, problematizarem as noções de autonomia e empreendedorismo associadas às características da força de trabalho requerida pelos processos de reestruturação produtiva.

Keywords : empreendedorismo; orientação vocacional; desenvolvimento profissional; organização do trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )