SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2A comparative study of students' adaptation to university contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

MONTEIRO, Silvia Correia; ALMEIDA, Leandro da Silva  and  VASCONCELOS, Rosa Maria de Castro Fernandes. Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 153-162. ISSN 1984-7270.

Este estudo exploratório teve por objetivo identificar os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profissional. Verificou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específicos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.

Keywords : desempenho; aprendizagem; autorregulação; motivação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )