SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MONTEIRO, Silvia Correia; ALMEIDA, Leandro da Silva  e  VASCONCELOS, Rosa Maria de Castro Fernandes. Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 153-162. ISSN 1984-7270.

Este estudo exploratório teve por objetivo identificar os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profissional. Verificou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específicos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.

Palavras-chave : desempenho; aprendizagem; autorregulação; motivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )