SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelentePessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SARRIERA, Jorge Castellá; PARADISO, Ângela Carina; SCHUTZ, Fabiane Friedrich  e  HOWES, Gabriella Pérez. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 163-172. ISSN 1984-7270.

Esta pesquisa buscou comparar possíveis diferenças na integração à universidade de estudantes de três universidades e identificar o perfil dos estudantes de cada instituição em termos de variáveis biossociodemográficas e nível de adaptação à universidade. Responderam o Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido (QVA-r) e o Questionário de Dados Biossociodemográficos 273 estudantes de três universidades. A Análise de Variância identificou diferenças significativas em três dimensões do QVA-r (Pessoal, Estudo e Institucional). A Análise Discriminante classificou 61,2 % dos casos em duas funções com variância explicada de 76,3% na primeira função. Os perfis discriminantes são analisados e discutidos. Conclui-se sobre a importância da identificação das características , pessoais e institucionais, para a melhor integração dos alunos nos seus contextos universitários.

Palavras-chave : estudantes universitários; ensino superior; desenvolvimento profissional; vivências acadêmicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )