SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2A comparative study of students' adaptation to university contextsAdaptation and validation of the meanings assigned to work scale - MATWS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

CARVALHO, Renato Gil Gomes. Pessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 173-182. ISSN 1984-7270.

Neste trabalho, inserido no âmbito do estudo das diferenças individuais, analisamos a relação entre o género e os interesses profissionais, a partir dos dados obtidos com 468 adolescentes portugueses do 9º ano de escolaridade. Através de análise multivariada de variância, verificamos um efeito significativo do género nos interesses, com o sexo masculino a revelar, em média, mais interesse pelo trabalho com coisas (áreas das tecnologias e exterior) e o sexo feminino pelo trabalho com pessoas (áreas da comunicação, serviços e arte). Apesar de este ser um padrão semelhante ao que a literatura indica, na área das ciências não foram identificadas diferenças. Os resultados são discutidos sob a perspetiva da necessidade de se considerar o papel do género na tomada de decisão na carreira.

Keywords : Orientação Vocacional; Interesses Profissionais; Género; Estereótipos de Género.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )